Liberdade ·  Igualdade ·  Fraternidade
A Loja
A ideia de fundar uma Loja nasceu de oito Mestres Maçons que buscavam uma nova forma de estudar e praticar a Maçonaria. Após algum tempo de estudos e reuniões, estes Irmãos e Irmãs decidiram que seria a hora de concretizar essa ideia e começaram as primeiras reuniões pré-Loja nas residências deles.

A primeira questão à ser tratada era o Rito, pois este Irmãos e Irmãs vinham dos mais diversos Ritos, entre eles Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito de Memphis-Misraim, Rito Adonhiramita, entre outros. Foi quando um dos Irmãos comentou sobre o movimento europeu chamado Renascença Tradicional, que visava a restauração do Rito Francês ou Moderno com base no Regulador do Maçom de 1801 e que não se tinha notícia aqui no Brasil. Após mais um tempo de estudos sobre este ritual, todos decidiram que seria esse o Rito certo para o espírito da nova empreitada. Estava decidido: seria o Rito Francês o Rito da Loja.

A organização do Rito foi um trabalho de meses de estudo e apoio de Irmãos e Irmãs do exterior que já o praticavam ou estudavam em seus países. Foram feitas diversas reuniões para o estudo dos rituais simbólicos e estes geraram, após este longo período, os primeiros rituais da Loja.

Depois veio a questão do nome. Muitas ideias surgiram até que apareceu a sugestão de Minerva para o nome da Oficina. Pronto, estava ali o nome da nova Loja. Estes Irmãos que buscavam a Sabedoria em seus trabalhos encontraram no nome da Deusa da Sabedoria sua influência em busca do conhecimento. Com o Rito e nome escolhido foi a deixa certa para o surgimento do estandarte e selo da Loja. Estava tudo pronto para a fundação da Loja Minerva em Porto Alegre e para iniciarem seu trabalho de pesquisa e aprimoramento no Rito Francês de 1801.

No dia 13 de Abril de 2012, na hora marcada para a fundação da Loja, os membros da nova oficina deviam escolher seus oficiais e foram então decididos os nomes e cargos. Estava fundada a Loja Minerva de Porto Alegre.

Como as primeiras reuniões aconteciam na residência dos Irmãos foi proposto utilizarem um Templo emprestado da antiga Loja de alguns Irmãos, o qual abrigou os trabalhos durante dois meses, tempo suficiente para a aquisição dos materiais e confecção dos paramentos do novo Rito. Após este breve período, a Loja Minerva mudou de endereço e foi trabalhar em um outro Templo, este ainda em regime de aluguel, mas com uma infraestrutura melhor e de melhor acesso aos Irmãos.

O que começou como o sonho de apenas oito Irmãos e Irmãs, hoje conta com diversos membros e um crescimento e projeção de grandes proporções para o pouco tempo de atividade. Estes resultados são o reflexo de um sonho e trabalho coletivo que engrandece a cada dia o ideal maçônico.

Aug∴ e Resp∴ Loj∴ Simb∴ Minerva

Rito Francês

Fundada em 13 de abril de 2012


Brasil - RS - Porto Alegre
Reuniões: Quartas-feiras às 20h

contato@arlsminerva.com.br


Soberano Capítulo  facebook