Liberdade ·  Igualdade ·  Fraternidade
Maçonaria
A Maçonaria é uma instituição de caráter filosófico, progressista, sem fins lucrativos e adogmático que busca o aperfeiçoamento do indivíduo através da moral e da ética. Não somos uma instituição religiosa ou política, estas questões não são permitidas em nossos trabalhos. A opinião religiosa ou político-partidária é de cunho pessoal de cada membro, não cabendo à Maçonaria se posicionar quanto à isto.

A maioria reconhece a fundação da Maçonaria como sendo o ano de 1717 com a fundação da Grande Loja de Londres, porém existem documentos históricos que datam do século XIV, como da Loja Mary Chapel de Edimburgo na Escócia. Nossa tradição nos remete a um passado mais distante, desde o tempo da Maçonaria Operativa com os construtores europeus que se utilizavam de cerimônias de iniciação para guardarem os segredos da arte de seus trabalhos. Temos alguns defensores do Poema Regius que data de 1390 aproximadamente, assim como temos atas de 1599.

Foi no século XVIII com a Grande Loja de Londres sobre a direção do Irmão Jean Theóphile Desaguliers (1683-1744) que nasceu o que conhecemos hoje como Maçonaria Especulativa. Este nobre Irmão, membro da Royal Society, trouxe à nossas fileiras homens com um pensamento científico que buscavam a Arte Real do mundo através de estudos das ciências e, mesmo com alguns "especulativos" já iniciados, foi este Irmão que desencadeou este processo de maneira mais abrangente. Com o Reverendo James Anderson, escreveram as regras que hoje chamamos de Constituições de Anderson que regem, em sua maioria, a Maçonaria mundial. Apesar de existirem, até hoje, opositores à ele já que nem tudo são unanimidades.

No século XVIII ainda, surgem as primeiras mulheres na Ordem Maçônica e, hoje, em igualdade de direitos fazem parte de nossas fileiras na Ordem. Acreditamos, principalmente pela filosofia do Rito que praticamos, que a mulher tem direitos e deveres iguais aos do homem e este é um dos papéis da Maçonaria, que sempre foi favorável a liberdade, mesmo que alguns esqueçam disto.

Esta página é muito curta para escrevermos toda história da Ordem, porém, aqui quisemos dar um norte aos interessados em busca do conhecimento da Ordem, já que encontramos por aí as mais diversas explicações para a origem de nossa nobre instituição que vão dos fatos históricos até as mais bizarras teorias de conspiração.

Aug∴ e Resp∴ Loj∴ Simb∴ Minerva

Rito Francês

Fundada em 13 de abril de 2012


Brasil - RS - Porto Alegre
Reuniões: Quartas-feiras às 20h

contato@arlsminerva.com.br


Soberano Capítulo  facebook