Liberdade ·  Igualdade ·  Fraternidade
O Rito Francês de 1801
O Rito Francês de 1801 é o mesmo Rito chamado Rito Moderno aqui no Brasil, com a diferença de trabalharmos com os rituais de 1801, publicados pelo Grande Oriente da França com o nome de "Régulateur du Franc-Maçon" ou em português: Regulador do Maçom.

Em suma, o Rito Francês 1801 e o Rito Moderno são os mesmos, seus ideais de liberdade absoluta de consciência permanecem inalterados, seu aspecto laico é prioritário para a Oficina, esta, soberana em seus princípios e costumes é que deve decidir se terá ou não um livro religioso aberto, mesmo a maioria da Lojas não o fazendo pelo fato de não se poder chamar de Livro da Lei qualquer livro sagrado de uma religião em detrimento das outras. No Rito Francês de 1801 não existem assuntos que não possam ser debatidos, dogmas ou qualquer tipo de amarras filosóficas ou religiosas que impeçam a Livre Investigação da Verdade. Não há orações, nem durante a abertura e encerramento dos trabalhos à Glória do Grande Arquiteto do Universo.

Buscamos neste antigo ritual uma reintegração com os princípios maçônicos que nortearam a Ordem em seus áureos tempos e vem, de geração em geração, sendo resgatados através da prática e estudo de Ritos Antigos ou a origem dos novos, para promover nosso labor em prol de uma sociedade mais justa e fraterna e no combate aos vícios morais. Não pretendemos com este movimento julgar-nos únicos conhecedores da verdade e nem defendermos este ou aquele Rito, apenas é, em nossa opinião maçônica, o que mais nos complementa neste momento de nossas trajetórias.

Devido a grande escassez de material no Brasil, este movimento nos permitiu o contato com Irmãos e Irmãs do exterior e isto foi para nós, nossa maior conquista, pois nossos horizontes se expandem com a velocidade de nossos estudos e com a força do apoio deste Irmãos e Irmãs que nos proporcionaram uma experiência única em termos de troca de conhecimento com Maçons espalhados pelo mundo.

Ao restaurarmos o Rito Francês de 1801 em solo brasileiro, aceitamos o desafio de divulgá-lo para nossos Irmãos e Irmãs de qualquer obediência maçônica que trabalhe de maneira correta e sincera, seja ela mista, feminina ou masculina.

O Rito Francês de 1801 é um grande desafio que vale a pena ser aceito!

Aug∴ e Resp∴ Loj∴ Simb∴ Minerva

Rito Francês

Fundada em 13 de abril de 2012


Brasil - RS - Porto Alegre
Reuniões: Quartas-feiras às 20h

contato@arlsminerva.com.br


Soberano Capítulo  facebook